Slider

A dupla Simon & Garfunkel para A Primeira Noite de Um Homem (1967)

Existem filmes que ficam marcados em nossa mente por causa de uma música específica. Seja O Perfume de Uma Mulher, a refilmagem americana do clássico italiano ou Cinema Paradiso, com sua montagem de beijos, o certo é que se uma película é realmente boa, a música o eleva para o nível de excelência: o que aconteceu com A Primeira Noite de Um Homem (The Graduate), 1967. 

O filme, baseado no livro homônimo de Charles Webb, escrito antes do autor falecer, conha a história de um recém-formado advogado Ben Braddock (Dustin Hoffman), que sem perspectivas na vida, acaba envolvido com uma sedutora mulher mais velha, a misteriosa Sra. Robinson (Anne Bancroft) enquanto se apaixona por sua filha, Elaine (Katharine Ross). 

Divulgação/Gif
Mas além da famosa música Mrs. Robinson, cantada pela dupla de folk Simon & Garfunkel, o cantor mais envolvido na trilha sonora de A Primeira Noite de Um Homem entre a dupla foi Paul Simon, sim aquele músico que foi casado com a Carrie Fisher nos anos 80. Ou seja Paul Simon, o Simon da dupla, escreveu as canções e as cantou ao lado de seu parceiro e amigo Art Garfunkel. 

Os dois se conheceram no tempo de escola quando Art estava cantando em um show de talentos. Paul achou um ótimo jeito de atrair garotas e acabou se unindo à Art para formar uma dupla. Em 1957, eles já tinham assinado com sua primeira gravadora e quase dez anos depois chegou a chance de participar da trilha sonora do filme A Primeira Noite de Um Homem (1967). 

O diretor da película, Mike Nichols era um grande fã da dupla de músicos, principalmente por causa do álbum deles Parsley Sage Rosemary and Thyme, lançado em 1966 e achava que a personagem central do seu filme, Ben, escutaria esse álbum sem parar. Assim, ele teve a ideia de convidar os dois músicos para escreverem a trilha sonora de A Primeira Noite de Um Homem. Ele enviou o roteiro, mas Paul não ficou nada animado com o filme. Sobre isso Paul disse, como conta o livro Simon & Garfunkel: Together Alone de Spencer Leigh: "Eu não gostei de nada sobre o filme em primeiro lugar. Eu fiquei apenas impressionado com o Mike Nichols que nos pediu para fazer. Não tinhamos muito a perder e nem muito a ganhar. Não era um grande trabalho. Dustin Hoffman era desconhecido."

Simon e Garfunkel em 1966                                                Divulgação
Assim, enquanto o filme era gravado, o diretor passou para a dupla algumas das cenas para que eles trabalhassem em músicas para A Primeira Noite de Um Homem. Enquanto isso, o produtor musical do filme, Dave Grusin, adicionou músicas de álbuns antigos de Simon & Garfunkel, além de outros músicos como Don Covay e Ma Rainey, para ocupar espaço no filme até que a trilha sonora inteiramente composta pela dupla estivesse pronta. Isso não aconteceu: Mrs. Robinson foi a única música composta para o filme. 

Mas por pouco quase não se chamou Mrs. Roosevelt, que Paul havia escrito em homenagem à Eleanor Roosevelt. Em entrevista com o escritor Tom Brokaw, Simon revelou como a única música que eles escreveram, exclusivamente para o filme, aconteceu. Paul e Art estavam trabalhando em uma música nova e segundo Simon foi Art quem contou para o diretor do filme que ele estava escrevendo uma canção com os dizeres Mrs. Roosevelt. Assim, como conta Paul:" Mike disse 'Não, é Mrs. Robinson', então eu mudei o nome e quando a gravação do filme estava quase acabando eu ainda não tinha terminado toda a letra." 

Essa foi a única das canções propostas ao filme, que a dupla escreveu exclusivamente, que Mike gostou e incluiu na trilha sonora de A Primeira Noite de Um Homem, mesmo que não estivesse pronta. Simon e Art a terminaram quando Clive Davis, o empresário dos rapazes, insistiu que eles lançassem um álbum só com as músicas do filme. Eles concordaram reluntantemente, mas a maioria das canções foram escritas pelo produtor musical David Grusin e interpretadas por Mike Deasy. Por isso mesmo que a trilha sonora lançada do A Primeira Noite de um Homem (1967) não faz sentido como um álbum e sim como um bônus do filme. 



A trilha sonora de A Primeira Noite de Um Homem (1967) inovou, sendo um dos primeiros filmes a usar músicas que não foram, necessariamente, escritas para a película. A dupla Simon & Garfunkel se dissolveu em 1970, três anos depois do sucesso do filme, que os tornou superastros. Depois de A Primeira Noite de Um Homem, Art se tornou amigo íntimo de Mike Nichols, que acreditou em sua capacidade de se tornar um ator, e atuou em dois de seus filmes, Ardil 22 (1970) e `Ânsia de Amar (1971). 

Um brinde à eterna -canção e personagem- Sra. Robinson!
0

Nenhum comentário

Postar um comentário

both, mystorymag
© all rights reserved
made with by templateszoo