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Eliana Cobbett, a primeira produtora executiva do Brasil

"Eu sou a realização do sonho", dizia Eliana Cobbett, segundo depoimento do filho Alexandre. Ciente de seu próprio poder, a artista era complementar à seu marido, William Cobbett: enquanto ela colocava a 'mão na massa' e fazia acontecer, o diretor vivia no mundo lúdico e, com seus ideais, impulsionava a produtora - que rodava o Brasil afora para ver os filmes que produziu sob as luzes do ecrã. 

Eliana Estael Cosme Cobbett foi a primeira produtora executiva de cinema do Brasil. Nascida em 7 de junho de 1941, em Belo Horizonte, Minas Gerais, ela é a irmã mais velha de Adélia Sampaio, que é outra pioneira - esta foi a primeira negra a dirigir um longa-metragem no país com 'Amor Maldito' em 1984. 

Antes de Eliana, temos Ana Teresa Mariani, que foi produtora executiva do longa 'A Dança das Bruxas' de 1970, dirigido por Francisco Dreux - mas diferente de Cobbett, ela não seguiu a carreira nos cinemas. Depois das duas, vieram outras que se inspiraram nesse trabalho como a própria Betty Faria no filme 'Jubiabá (1986)', Gláucia Camargos no documentário 'Getúlio Vargas (1974)', Elisa Sá de Moraes, Maria de Salete e Madalena Loureiro. 

Eliana Cobbett                                 Arquivo Pessoal/Tatiana Cobbett

A mãe de Eliana e Adélia, Guiomar, é uma peça central nesta história. Humilde, ela trabalhou desde muito nova para se sustentar.  Guiomar Joana Ferreira nasceu em Diamantina, interior de Penha da Franca, Minas Gerais, em 1917. Em situação de vulnerabilidade social, nunca aprendeu a ler ou escrever.  Logo começou a trabalhar, nos anos 1930, em casas de família. 

Segundo Aldrin, um dos filhos de Eliana e William, o sonho de Guiomar, sempre foi estudar, mas não teve essa oportunidade -após ser demitida da última casa onde esteve, não tinha para onde ir. Tatiana, a primogênita de Eliana e William, relembra: "Elas estavam morando embaixo de uma ponte e teve essa senhora, por intermédio da comadre, que é madrinha da minha tia, que indicou". No caso, foi indicado um serviço no Rio de Janeiro, porém Guiomar não poderia ficar com as duas filhas no local. 

Eliana (à esquerda), Guiomar ao centro e Adélia ao fundo   Reprodução/Arquivo Pessoal

Ao chegarem no Rio de Janeiro, Eliana e a irmã, Adélia, cujo pai delas seria um português desconhecido, foram colocadas em um internato chamado Colégio União das Operárias de Jesus, hoje Colégio Maria José Imperial, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A separação foi difícil para Guiomar e para as meninas, uma vez que ela apenas podia pegar as duas "no final do mês. Ela visitava, mas era uma vez por mês ou de três em três meses, mas como o colégio era próximo, ela falava mais com a minha mãe pelo portão, por ela ser mais velha", conta Tatiana. 

Eliana se adaptou muito bem ao internato, inclusive tinha aulas de piano e balé, mas Adélia não se deu bem e foi retirada do local, passando para um colégio particular no Rio de Janeiro e depois transferida para Belo Horizonte, Minas Gerais. Para saber mais, leia nossa matéria sobre Adélia aqui!

Eliana e Adélia na infância          Reprodução/Arquivo Pessoal

Com mais idade, Eliana passou a estudar no Largo do Machado Amaro Cavalcante. Alta, com 1,70cm e um "corpo muito bonito", como reconta a primogênita Tatiana, ela dividia seu tempo entre os estudos, cinema e bailes - Eliana amava dançar, era uma verdadeira pé de valsa. 

Dali, não demoraria para que a vida de Eliana se entrelaçar com a de William Cobbett de Siqueira Cosme, fundador da Tabajara Filmes com seu grande amigo Túlio. Nascido em 8 de janeiro de 1930 na cidade de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, o potiguar vinha de uma família de elite. Filho de Manoel Cosme e Luíza de Siqueira Cosme, ele era abastado e, desde novo, se envolveu com os ideais comunistas, precisando fugir de sua terra natal. 

Guiomar em pintura - a grande guerreira       Reprodução/Instagram

No Rio de Janeiro, William segue como intelectual, participando de discursos e se tornando uma espécie de professor do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Dentro do partido, ele foi incentivado a criar um núcleo de cultura e assim nasceu a Tabajara Filmes, fundada em 1955. A empresa, localizada na Rua Senador Dantas, nº 20, no centro do Rio de Janeiro, começou distribuindo filmes italianos e suecos e ele logo conseguiu trazer o primeiro filme russo ao Brasil pós-guerra: 'Sadko, o Intrépido (1953)'. 

Eliana entrou na Tabajara Filmes por volta dos 17, 18 anos de idade, trabalhando como revisora de filmes. De acordo com a irmã dela, Adélia, a jovem conseguiu o emprego através de uma amiga, chamada Deyse que a "indicou para trabalhar como revisora de filmes e ela aprendeu logo o ofício". Eliana checava os filmes de rolo, na época feitos em acetato, em busca de manchas ou riscos. Naquele ambiente, ela se tornou próxima de William e eles se apaixonaram. 

William Cobbett - sempre perto de livros e criando roteiros 

O tempo de cortejo foi breve já que, segundo Aldrin -hoje dono do Juca Maria Bistrô em Belo Horizonte - Guiomar ditou que o noivado deveria durar no máximo seis meses. Eles se casaram em 19 de dezembro de 1959, um dia antes do aniversário de 15 anos de Adélia, na Igreja de Gloria do Largo do Machado na Cidade Maravilhosa - Guiomar mandou acender as 1300 luzes do local santo para a ocasião. A mãe de Eliana, uma cozinheira exímia, fez toda a comida do casamento, com vários quilos de camarão, que foi reaproveitada para a festa de Adélia. 


Eliana e William no dia do casamento  Arquivo Pessoal/ Tatianna Cobbett

Tabajara Filmes, DiFilm e a Ditadura Militar

Um mês depois, a produtora ficou grávida de seu primeiro filho, Tatiana, nascida em 13 de outubro de 1960 - com William, teve ainda Alexandre, nascido em 1962, Alan em 1966, Aldrin em 1969 e André, por fim, em 1976. Grávida, Eliana havia feito a promessa de que se o filme russo 'Quando Voam as Cegonhas (1957)' fizesse sucesso no Brasil, ela daria o nome do protagonista para o bebê. Ao descobrir que era uma menina, deu o nome da personagem Tatiana e, depois, ao engravidar de um menino, o batizou de Alexandre. Como pode-se perceber, o tema do A seguiu-se pela família. 

Com a família crescendo, Eliana e William moravam na Urca com os filhos enquanto Adélia e Guiomar se alocavam em Flamengo e Botafogo, bairros adjacentes do Rio de Janeiro. Como eram locais muito próximos, a produtora executiva ia trabalhar com a certeza de que Guiomar também a ajudaria com os herdeiros e todos viviam juntos e felizes - a avó também olhava os filhos de Adélia, Gogoia e Vladmir quando fosse necessário. 

Nesta época, William havia estreitado a amizade com o produtor Katchoff, dono da exportadora Sovexport Films - a especialidade da Tabajara Filmes era exibir filmes russos, mas com o advento da Ditadura Militar, a empresa foi dissolvida em 1964. A sede havia sido invadida naquele ano e teve diversos documentos queimados - os dois, com os filhos pequenos, se esconderam em um apartamento no Rio de Janeiro, que pertencia à Adélia e o marido, Pedro Porfírio - este que foi preso por ser à favor da luta armada contra o regime em 1968. 

Alexandre, Tatiana, André (bebê no colo de Guiomar), Gogoia, Vladmir, Alan e Aldrin

Quando Alexandre tinha por volta de 4 anos, em 1966, Eliana teve a ideia de desenvolver uma produtora própria, a Desenfilmes, que exportava desenhos infantis russos para o Brasil. Para a Folha de São Paulo, em 2006, a própria relembrou: "Fizemos várias exibições através da minha empresa, Desenfilmes, e várias exibições em parceria com os cineclubes. Comercialmente ou em grandes circuitos, nunca foram exibidos. Houve, sim, exibições de um ou outro filme, antecedendo um longa-metragem. Mesmo assim nos cinemas de arte". 

Hoje o MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro mantém o acervo dos 15 desenhos infantis recuperados por Eliana em 2006. Ganhando experiência ao dublar os filmes, a Tabajara Filmes, comandada por ela e o marido, se tornou o centro do Cinema Novo. O endereço na Cidade Maravilhosa era frequentado por Miguel Borges, Glauber Rocha, Luiz Carlos Barreto e Cacá Diegues, onde, mais tarde, foi criada a distribuidora Difilm, após o fim da Tabajara por seus laços com filmes considerados comunistas. Eliana foi chamada por Luiz Carlos Barreto, um dos criadores da distribuidora, para comandar tudo na Difilm. 

Eliana, a filha com 4 anos de idade, e uma amiga        Arquivo Pessoal/Tatiana Cobbett

Em entrevista para a revista Aplauso, Miguel confirmou o que os filhos de Eliana sempre afirmaram: que o casal era acolhedor e ajudava os outros a realizarem seus sonhos. Eles auxiliaram o diretor a lançar o filme 'Canalha em Crise' em 1963, pouco antes do 'apertamento' de Ditadura Militar no Brasil: "Eu sempre usei a Tabajara como ponto, sede, escritório, os telefones, sua estrutura, eles sempre me apoiaram". A Dilfilm Ltda - que foi fundada em 1965 e entrou em falência em 1975 - englobava todo o Cinema Novo, produzindo filmes como 'Bebel - Garota Propaganda (1967)', de Maurice Capovilla, 'A Grande Cidade (1967)' de Cacá Diegues e o lançamento do primeiro longa colorido do Cinema Novo - o 'Garota de Ipanema (1967)', de Leon Hirszman. 

Eliana ganhava, portanto, cada dia, mais experiência com a Difilm, trabalhando em produções ao lado de Luiz Carlos Barreto e a esposa dele, Lucy, que a definiu como "uma mulher e profissional dinâmica, decidida, uma administradora nata". Em 1968, Adélia começou a trabalhar como telefonista na distribuidora e, naquele mesmo ano, a perseguição política se apertava com instauração do decreto AI-5, que considerava qualquer manifestação contra o governo um crime. O marido dela, Pedro Porfírio foi preso e Adélia agredida. 
"Tivemos que nos esconder na casa do Pedro Porfírio, marido de Adélia. O Pedro foi preso, o papai quase foi preso, teve que se desfazer de todos os livros que tinha das teses comunistas, minha avó queimou todos os livros, o risco era muito grande. Ficamos [eu, papai, mamãe, Alan e Tatiana] dentro de um apartamento pequeno, durante uns três meses até que tivesse certeza que não estavam perseguindo o meu pai e mãe e estávamos em segurança", relembra Alexandre.  

William e Eliana se unem na produção 

Para sobreviver, Eliana saía com os rolos de filme embaixo do braço para vender para os cinemas no interior do Brasil em sua kombi. Ela vendia filmes como 'O Encouraçado Potemkin (1925)' e 'Ivan, o Terrível (1944)' para que a família tivesse a subsistência. A situação apenas melhorou em 1970 quando, de forma irônica, o cinema era apoiado pelo mesmo Estado que praticava a censura - na maioria das vezes como forma de propaganda. 

Fernanda Montenegro nas gravações no Espírito Santo                 Jornal do Brasil

Apesar da pouca idade, sempre chamavam a produtora de Dona Eliana, famosa por conseguir realizar filmes com baixo orçamento e respeitada por seus colegas. Formada em Economia e Economia do Cinema pela Faculdade Getúlio Vargas, esta grande mulher fazia tudo acontecer, era o "pé de boi", com uma visão produtiva aguçadíssima. 

Em 1970, o marido de Eliana formou a William Cobbett Produções Cinematográficas e se preparava para dirigir seu primeiro longa, o 'A Vida de Jesus Cristo'. O caminho dele se cruzou com o do abastado José Regatierri, praticamente dono de São Roque, no interior do Espírito Santo. O magnata procurava alguém para transformar a sua encenação da Vida, Morte e Ressureição de Jesus Cristo em um longa-metragem. 

William contava com a maestria de Eliana, que sabia como ninguém como transformar um filme em realidade. Segundo Tatiana, quando a mãe passeava pelo Rio de Janeiro, tinha o costume de anotar placas e outdoors pois, no futuro, poderia precisar daquele tipo de serviço. Apreciada por todos - e sempre firme - ela tinha uma equipe fiel que a acompanhava. Eliana era uma grande formadora de mão de obra e com rotatividade de funcionários, já que todos queriam aprender com essa mestra.
 
Encenação de Jesus Cristo no Espírito Santo                               Reprodução

Ao lado do Juca - apelido de William - Eliana partiu para o Espírito Santo para gravar o filme - e conseguiu convencer a grande Fernanda Montenegro a participar como Samaritana. Adélia revela como a irmã conseguiu essa proeza: "Chorou e disse que perderia o trabalho caso Fernanda não aceitasse. Ouvi de minha filha [Gogoia Sampaio, então figurinista da TV Globo] e Fernanda disse: 'Fiquei emocionada com as lágrimas de Eliana e aceitei fazer a participação'". 

As gravações duraram 31 dias e contaram com diversos atores sem experiência ou que haviam apenas participado da encenação promovida por Regatierri entre 1961 a 1981 no teatro da região. Este foi o primeiro longa sobre a vida e Paixão de Jesus Cristo encenado no Brasil.  Em 5 de abril de 1971, na Semana Santa, a 'Vida e Morte de Jesus Cristo' foi lançado nos cinemas de todo Brasil e se tornou um verdadeiro sucesso. Regatierri levou o filme para o Papa em Roma - e os três seguiram lucrando. Em 1972, Cobbett e o sócio Túlio venderam o filme para a distribuição de Katchoff por U$50 mil. 

Com o sucesso de 'A Vida e Morte de Jesus Cristo', William seguiu dirigindo filmes, sempre com a esposa, a grande Eliana, como sua fiel produtora executiva. Potiguar orgulhoso, ele decidiu se aproveitar desse sucesso e gravou 'Jesuíno Brilhante (1972)' - que conta a história desse cangaceiro da vida real no Rio Grande do Norte, conhecido como o Robin Hood brasileiro. No longa, ele foi interpretado por Nery Victor. 

William durante as gravações de 'Jesuíno Brilhante'

Com roteiro de William e Adinor Pitanga, Eliana ficou responsável por todas as minúcias da produção - inclusive, a chegada da equipe de 30 pessoas em dois ônibus, alimentação do local, a hospedagem e toda a logística de gravações. As filmagens começaram em 25 de janeiro de 1972, em Açu, no Rio Grande do Norte e depois passaram-se por Ipangaçu, Tira Fogo, Mossoró, Macau, Tibau, Patu e Natal. Ela foi rodada em seis semanas com um orçamento de 30 mil cruzeiros. Vanja Orico foi a grande estrela da película e ali conheceu Adélia Sampaio, com quem fez diversas parcerias. 

Com os filhos, a família tinha o seguinte lema "quem não trabalha, não come". Assim, Tatiana, Alexandre, Alan e o pequeno Aldrin - ainda sem André na ocasião - estavam sempre presente nas gravações. Todos, inclusive, participavam como boys de produção, claquetistas e até faziam pontas nos longas administrados por seus pais.
Eu lembro do impacto da cena de uma vaquejada, que abaixaram a caminhonete e colocaram a câmera em cima do capô da caminhonete, esvaziaram os pneus e a câmera saia correndo atrás do boi e a caminhonete atrás do homem tentando laçar. Isso era inusitado no cinema. - relembrou Tatiana, que já era uma pré-adolescente nas filmagens de Jesuíno Brilhante. 

Os três filhos são resolutos: o filme favorito produzido por Eliana era Jesuíno Brilhante, por ela considerar o retorno de William à sua cidade natal importante e "pelo personagem ser literalmente, do Rio Grande do Norte, que é uma espécie do Robin Hood do sertão", como explica a filha mais velha do casal. Eles participaram do Festival de Cinema em Moscou na Rússia, em 1973, por conta do longa. 

Aldrin relembra que os dois, pai e mãe, se complementavam muito bem. Tatiana, a irmã mais velha, concorda: "Ele incentivava a minha mãe, meu pai era bem mais intelectual, minha mãe era prática, pé de boi, lia o roteiro e saia a procura de onde seria filmado, ela tinha uma visão produtiva bem maior do que o meu pai. Meu pai pensava nos personagens e ela queria ver aquilo realizado". 

Eliana com a mãe, Guiomar, e os filhos - ainda sem o caçula André   Arquivo Pessoal/Adélia Sampaio

Em 1974, Eliana trabalhou mais uma vez com o marido ao produzir o filme 'Uma Tarde, Outra Tarde', baseado no livro de Josué Montello - a segunda vez que um livro dele era adaptado nos cinemas e a primeira vez gravado em Areal, no Rio de Janeiro. Conforme revelou o próprio autor, em entrevista para a revista Manchete, foi Vanja Orico quem lhe revelou que William estava interessado em seu romance. Alguns anos, antes, eles haviam firmado um contrato para que William gravasse 'Uma Tarde, Outra Tarde' e 'Cais da Sagração' - este que acabou não saindo do papel. 

Josué relembrou que, ao ver o roteiro pela primeira vez, William foi até a sua casa acompanhado de Eliana que "lhe toma conta da vida e das despesas enquanto o marido filma sem ter a noção exata do dinheiro". O escritor ficou tão impressionado pelo casal que fez o roteiro do filme 'O Monstro de Santa Teresa', lançado em 1975, com William - e Eliana, mais uma vez, cuidava dos custos e de todos os pormenores da produção. 

De Kombi afora

No começo dos anos 70, além de se concentrar em produzir os filmes do marido e com uma parceria forte com Luiz Carlos Barreto, Eliana viajava Brasil afora, com sua kombi, para vender os filmes 'Jesuíno Brilhante' e 'A Vida de Jesus Cristo' para os cinemas no interior. 

Eliana no dia de seu casamento em 1959

Alexandre, que na ocasião tinha por volta de 14 anos, era convocado a ir com a matriarca para acompanhá-la: "Nós chegávamos de manha, nós íamos nos hospedar e dependendo do percurso, ela ia direto no dono do cinema e fazia a distribuição e a proposta, que geralmente era a 'Vida de Cristo', 'Jesuíno' e os desenhos e propunha fazer a distribuição". 

Eliana seguia vendendo os longas do marido já que, nos anos 70, uma cidade, mesmo que pequena no interior, tinha mais de 4 casas de cinema. Neste caso, o contratante tinha duas opções: alugar o filme ou comprá-lo para obter uma renda fixa. 'A Vida de Jesus Cristo' era o grande ganhador, já que era um longa religioso e apropriado para todas as idades. O dinheiro obtido era escondido na kombi e Eliana seguiu fazendo esse esquema até o começo dos anos 80 - foi tão bem sucedida que voltou para a casa com um Mercedes Benz. 

Eliana com o neto curtindo a praia                                    Arquivo Pessoal 

Nos anos 70, Adélia seguiu na produção de longas como 'Crueldade Mortal' de 1976, 'Gente Fina é Outra Coisa', de 1977, 'Guerra da Lagosta' de 1978, 'Chocolate ou Morango' de 1977, 'O Prêmio', de 1977, 'O Coronel e o Lobisomem' de 1978 e o primeiro curta da irmã, Adélia, o 'Denúncia Vazia' de 1979. Em 1976, ela deu à luz seu caçula, André, e não diminuiu o ritmo de suas produções, sempre confiando no olhar atento de sua mãe, Guiomar, que ajudava a tomar conta dos pequenos. 

Apesar da correria, os herdeiros entrevistados garantem que Eliana se fazia presente na vida de todos. Quando uma gravação começava, eles já sabiam de antemão porque a casa ficava repleta de comida como leite ninho e frutas abundantes, que serviam para alimentar a equipe de filmagens. Apesar de Guiomar ser a cozinheira da família, a produtora executiva fazia questão de preparar pratos especiais no aniversário dos filhos: "Então o meu aniversário era nhoque com rosbife, da Tatiana era peixada e cada um tinha o direito de escolher uma comida no aniversário, que é quando ela cozinhava", relembra o dono de bistrô, Aldrin. 

Os grandes espetáculos de Eliana


William no set de filmagens de O Grande Palhaço                Arquivo Pessoal

Eliana e William, no final dos anos 70, decidiram se mudar para um sítio no Rio de Janeiro. Segundo Aldrin, a mãe era conhecida em sua escola como a "Mãe do Século XX' e fez algo inédito para a época: pintou a casa de lilás, que seria a cor de sua aura.  Em 1980, William dirigiu seu último filme, 'O Grande Palhaço' - novamente com a produção executiva de Eliana e que conta a história de um palhaço que deixa de sorrir após a morte de sua esposa, uma trapezista. 

A Dona Eliana, mais uma vez, exibiu toda sua astúcia: para fazer a propaganda do filme criou o concurso 'Pinte o Grande Palhaço', distribuído em 790 escolas no Rio de Janeiro - recebendo mais de 594 mil desenhos, vários que foram aproveitados pela UNICEF em projeto com a Embrafilme. Além disso, em 28 de setembro de 1980, Eliana fez a festa do 'O Grande Palhaço' no aterro do Flamengo, que contou com a presença de um elefante que chegou de São Paulo por caminhão e até palhaços por  helicóptero. 

No local, inclusive, ocorreu uma partida de futebol entre os performers e apresentação da trilha sonora, ao vivo, feita pelo agora falecido Airton Barbosa. Um dia antes, no sábado, estava chovendo e os filhos não acreditavam que o evento poderia ocorrer. "Ela disse que o evento iria acontecer e não iria chover. No domingo amanheceu com um sol extraordinário", indica Alexandre - tanto ele quanto os irmãos sempre admiraram a tenacidade da matriarca.  

À esquerda, o cartaz vencedor do concurso promovido por Eliana

'O Grande Palhaço' foi gravado em 45 dias, com orçamento de 10 milhões de cruzeiros e ficou pronto em outubro de 1979. O grande vencedor do 'Pinte o Grande Palhaço' foi o aluno Mauro Murlamaqui Sampaio, da escola Presidente Arthur Costa e Silva - que ganhou uma viagem de fim de semana a Viagem das Crianças, com visitas ao PlayCenter, Instituto Butantã e Simba Satan. Os outros 13 ganharam bicicletas, patins, bolas de futebol e de vôlei. A comissão julgadora foi composta por Tatiana, filha mais velha do casal, entre outros artistas e professores. 

"Jamais pensei que pudéssemos fazer tanto, mas pelo menos indiretamente atingimos um universo de 2 milhões de pessoas", admitiu Eliana em entrevista ao Jornal do Brasil em 1980. Nessa época, Eliana começou a trabalhar na Embrafilmes como gestora de recursos. 

Eliana - e o apreço pela educação

"Ela era apaixonada pelo cinema e entendia a arte como sendo um instrumento de transformação e de educação. O quanto ela pode brigar de inclusão...ela fazia projetos inclusivos, para crianças necessitadas, para quem não tinha, baixa renda, esse era o perfil dela", conta Tatiana durante a nossa entrevista, algo que o irmão Aldrin concorda: "A gente deu importância para o mais essencial que era a educação, cultura". 

Gerente de produção na Embrafilme, ela impulsionava os projetos em que acreditava e, nesse ínterim, seguia apoiando a família. Ela foi a produtora executiva de 'Amor Maldito', primeiro filme dirigido por uma mulher negra no Brasil e feito pela sua irmã, Adélia. A cineasta, inclusive, que começou acompanhando a irmã no set de filmagens, relembra a importância dela: "Dividíamos ela nos escritórios e eu nos set de filmagens. Ficamos bem famosas. Na época se um filme tinha pouca grana, diziam 'chama as irmãs que elas dão conta'"

Eliana e Adélia: as grandes irmãs                  Arquivo Pessoal/Adélia Sampaio

"Quando eu consegui realizar o meu primeiro longa, ao final ela me abraçou e disse: 'Conseguimos eu amo este filme'", relembra Adélia emocionada. Neste projeto, Eliana exibiu toda sua maestria ao lidar com números e conseguir recursos: parte do longa foi gravado em sua casa em Jacarepaguá e para a cena do casamento, Eliana transformou a igreja ali perto de católica em evangélica.

A família toda, apesar da ida de Guiomar para morar novamente em Jatobá, no interior de Belo Horizonte, continuava mais unida do que nunca. Para Eliana, não havia tempo ruim, ela fazia de tudo, em seu alcance, para ajudar seus filhos e as pessoas que mais amava. Uma alma generosa, tanto no set de filmagens quanto entre os seus. 

Quando a filha Tatiana se mudou para trabalhar no renomado Ballet Stagium, Eliana decidiu criar o curta 'Agora um Deus Dança em Mim (1982)' para ajudá-la com algumas despesas: "Era tudo presente para mim, com restos de filmes de cineastas, um câmera amigo, ela juntou um grupo de pessoas. Minha tia fez o roteiro e produzimos o filme e ela colocou na lata e saiu distribuindo. Na época era obrigatória a exibição de curtas brasileiros antes de filmes estrangeiros. Ele foi exibido por seis meses e foi com esse recurso que montei meu apartamento em São Paulo. Aluguel eu pagava com meu salário, mas mobiliar foi com esse dinheiro, com esse ímpeto produtivo da minha mãe". Em 1991, Eliana levou o Ballet Stagium, da filha para se apresentar no Buraco Quente da Mangueira, algo inédito até então. 

Tatiana com a mãe, Eliana e a avó, Guiomar                                 Arquivo Pessoal

Em 1986, Eliana - que continuava a trabalhar na Embrafilme - desenvolveu um novo projeto, o 'A Escola Vai ao Cinema', que consistia em levar estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro ao cinema. Para o Jornal do Brasil, a criadora do projeto revelou: "Os jovens perderam o hábito de valorizar a nossa história, influenciados como estão pelos enlatados da televisão. O projeto é isso. Pretende introduzir nos jovens o hábito de conviver com a nossa cultura". O programa era em conjunto com a Cooperativa Brasileira de Cinema, também gerenciado por Eliana. 

Nas exibições especiais para 'A Escola Vai ao Cinema' eram exibidos filmes como 'Quilombo' de Cacá Diegues, 'Inocência' de Walter Lima Júnior e também 'O Menino do Engenho'. O filho dela, Aldrin, trabalhava com a mãe na Embrafilme e, nessas sessões especiais, chegava a trabalhar na bomboniere vendendo alguns produtos. Na época, mais de 100 mil adolescentes viram os filmes e o lançamento do projeto contou com a presença de Jorge Coutinho e Glória Pires para um bate-papo - mostrando que a classe artística, em peso, estava de acordo com os ideais de Eliana. 

Um ano depois, inspirada nesse projeto, Eliana desenvolveu o 'Conhecendo o Verde da Sua Cidade', levando crianças da periferia do Rio de Janeiro para conhecerem o Parque da Cidade. O projeto levou cerca de 3 mil e 300 estudantes - com direito à um almoço no CIEP (Centros Integrados de Educação Pública) e atividades artísticas, visitando pontos pitorescos da cidade e museus. Nesse ínterim, ela desenvolveu também o projeto 'Piano pela Estrada', no qual o pianista consagrado Arthur Moreira Lima viajava pelo Rio de Janeiro tocando em cima de um caminhão - muito antes de Vanessa Carlton em 'A Thousand Miles'. Como se esses feitos não bastassem, ela também levou o piano de Tom Jobim para o Morro da Urca. 

Centenas de estudantes em sessão do 'Escola vai ao Cinema'                Jornal do Brasil

O projeto 'Escola vai ao Cinema' seguiu pelos anos 90, porém Eliana saiu de vez de cena e foi embora da Embrafilmes - no caso, pela morte de Juca, o seu marido tão amado. Ele ficou um longo período doente após ser diagnosticado com carcinoma de próstata. 

"Ele era uma pessoa ativa, imagino que seja difícil, mas ele era intelectual, então se ele tivesse um livro e alguém para conversar não se lamentava muito, ele lamentava de não estar atuante no cinema, nos filmes. Por isso ela dizia que ela morreu de 'tódio', porque ficou entediado, conformado com a doença, e ódio porque tinha amargura de ficar doente tão jovem e se entregou. Para ela então foi mais difícil esse fim de vida do meu pai do que a morte em si", lamenta Tatiana. 

William morreu em 7 de junho de 1991, às 4h, em sua casa em Jacarepaguá ao lado da esposa e dos filhos. O produtor, diretor e roteirista tinha apenas 61 anos de idade e, curiosamente, faleceu no dia do aniversário de 50 anos de Eliana. Ela seguiu com a festa para celebrar seu aniversário - sempre respeitando a memória de seu amado marido. 

Com a morte de William, Eliana decidiu, após se envolver com as produções culturais do 'Rio 92' - morar um tempo em São Paulo com a filha, Tatiana. Ela leva o filho, André, na época um adolescente, e Aldrin também - que participou com ela e a irmã do musical 'Mulheres de Hollanda', ajudando-as na produção. Depois, Eliana decide morar com a filha em Florianópolis, onde compra um apartamento próximo à escola dos netos. Aldrin, mais próximo da avó, Guiomar, vai morar com ela em Belo Horizonte enquanto Alexandre e Alan continuam no Rio de Janeiro.    

A família toda reunida no casamento civil de Eliana                  Arquivo Pessoal

Morando em Santa Catarina, Eliana se especializou na Lei Roaunet e ajudou a desenvolver diversos projetos, inclusive o lançamento do livro sobre Anita Garibaldi pelo genro, Paulo Markun, um jornalista renomado. "Tinha lançamento de uma hora, uma hora e meia, porque tinha dança, era uma coisa para trazer à tona a personagem que é a Anita Garibaldi. Então ela trouxe a dança da região, o tipo de comida, e viajou o Brasil todo, com lançamento em quase todas as capitais e cidades pequenas, especialmente em Santa Catarina", conta Tatiana. Eliana também foi a responsável por captar recursos para a edição 'O Melhor da Roda Viva', programa da TV Cultura, editada por Markun. 

Além de ajudar a família sempre, quase como uma mamãe urso, Eliana se envolveu em diversos projetos em Florianópolis: "Ela fez Descobrindo a Arte, o Brincando de Aprender, tem a OCA que trabalha com patrimônio histórico. Até hoje encontro pessoas que tem gratidão imensa por ela, que dizem: 'sem sua mãe não teria realizado, feito tal coisa, ela era essa pessoa mesmo'", emociona-se Tatiana, que viveu em sintonia com a mãe nesses anos em Floripa. Eliana ajudava, inclusive, a lotar teatros: "Produzia espetáculos prontos e vendia os lugares do teatro para associações de empresa, que distribuíam os ingressos para os funcionários, então a pessoa estreava com a casa lotada. Ela tinha uma forma de ver o mundo e um vigor que nunca vi ninguém igual. Sinto muito falta". 

O Brincando de Aprender levaria oficinas de arte para cinco orfanatos em Florianópolis. Luiz Carlos Barreto, em entrevista para o jornalista da Tribuna do Norte, era só elogios para Eliana e o marido, que nunca se esqueciam dos amigos: "Eram duas pessoas singulares, generosas. O Willian, nos anos 50/60, era o único cara que tinha escritório. Eles tinham a distribuidora Tabajara, que distribuía filmes soviéticos aqui no Brasil. A Tabajara faz 50 anos agora, e se o cinema brasileiro tem uma dívida com o Willian e a dona Eliana, tem que ser paga na comemoração da distribuidora. Acho até que dona Eliana deveria ressuscitar essa empresa". 

Família toda reunida e, como sempre, Eliana muito bem vestida            Arquivo Pessoal

A partida 

Eliana faleceu em 1º de abril de 2007, aos 65 anos de idade, por conta de uma embolia pulmonar. Tatiana recorda que a mãe havia passado, algum tempo antes, por uma cirurgia bariátrica. 

"Ninguém esperava, eu estive com ela para fazer um check up e fui buscá-la no dia dos resultados e ela entrou contente, falando que o útero estava rosinha, o coração perfeito e 48 horas depois ela faleceu. Inclusive ela estava trabalhando, com dois amigos meu, do ‘Descobrindo a Arte’, ela estava escrevendo para colocar na rua o projeto. Esses dois estavam com ela em casa, ela foi comer, sentou porque estava cansada e queria ver o jornal, ligou a TV e faleceu. Foi algo inexplicável porque não tinha nenhum sinal de saúde que pudesse dizer", lamenta Tatiana durante nossa conversa. 

Eliana com um de seus netos 

Guiomar, a eterna guerreira e apoiadora incondicional das filhas, ainda estava viva na época e morando em Jatobá ao lado do neto, Aldrin, que relembra: "Foi muito difícil, minha avó tinha dificuldade na mobilidade. Minha mãe morreu e eu estava em Belo Horizonte com ela, fui para Floripa sem ela saber que a mãe estava morta. Voltei e a família inteira marcou uma reunião na casa da minha tia para revelar que a mamãe tinha morrido para ela. (...) Ai a gente levou minha avó no túmulo, mas senti um desgosto, tristeza nela e logo depois ela veio a falecer". 

Guiomar faleceu em 2009, porém deixou um presente para o neto de quem era tão próxima: ele se casou com Janaina, a enfermeira que cuidou de Guiomar até o fim - Aldrin considera este, o grande presente de sua querida avó.  Os projetos de Eliana Cobbett, a primeira grande produtora executiva do Brasil, seguem vivos na arte e em seus cinco queridos filhos. Em meu bate-papo com três deles, pude perceber o quanto eles se sentem honrados de serem herdeiros de duas pessoas tão especiais e que colaboraram tanto para a evolução do cinema brasileiro. 

Com ideias mirabolantes e que sempre fazia, de algum modo mágico, funcionar, Eliana Cobbett cimentou seu lugar na história do cinema brasileiro e mostrou, de diversas maneiras, que sempre foi uma mulher à frente de seu tempo - agora e sempre uma verdadeira "Mulher do Século XXI". 
Agradecimentos à Tatiana, Alexandre e Aldrin Cobbett, por baterem um looongo papo comigo, esclarecerem e tirarem algumas de minhas dúvidas. Além disso, por mandarem fotos e por serem tão solícitos (Muito obrigada!). 
Agradeço também à Adélia Sampaio por tirar minhas dúvidas e me enviar fotos, além das falas de Lucy Barreto sobre Eliana. 

Fontes adicionais: 

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